PROJETO: BULLYING
Escola Municipal Luiz Gomes da Silva
Professora Fátima Salles
Turma: 2º Ciclo inicial
Turno: manhã
Ano letivo: 2011
Disciplinas: Português/Artes
Tema transversal: Ética/paz/violência
Período: 03 meses (julho, agosto e setembro)
Justificativa:
O Bullying é um tema que está no auge das discussões entre pais, alunos, educadores e na sociedade como um todo.
No entanto, apesar das discussões, percebe-se que pouco se sabe sobre o bullying, fazendo-se necessário ter um conhecimento teórico do conceito, das características e dos personagens que envolvem esse fenômeno e as suas conseqüências.
É preciso ter clareza de que nem sempre a violência ou agressão ocorrida na escola (ou fora dela) pode-se denominar bullying.
De acordo com Cléo Fante, especialista no assunto, “bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais, são algumas das manifestações do comportamento bullying”.
Este projeto está sendo desenvolvido no 2º Ciclo inicial com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a problemática que envolve o bullying e o papel de cada um no combate e na prevenção do mesmo, como também, reconhecer a importância de “ter” e “ser” chamado pelo nome.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar (na Internet) e discutir sobre o bullying.
· Incentivar o respeito ao diferente.
· Ler e produzir textos sobre a temática.
· Discutir sobre os apelidos e suas conseqüências.
· Contribuir para uma campanha de Cultura da paz e não-violência.
Conteúdos:
· Bullying
· Valores
· Direitos da criança e do adolescente
· Preconceito/discriminação e exclusão
Metodologia:
· Conversa informal sobre o tema
· Leitura e comentários do livro: Apelido não tem cola – o lúdico no conhecimento do ser (Regina Otero e Regina Rennó. Editora do Brasil, 1994, SP)
· Pesquisar na internet e/ou em casa com os pais: o que é bullying?
· Leitura e debate do conceito de bullying pesquisado
· Cópia, canto, leitura e interpretação escrita da música de Adília Uchoa: Gentilezas
· Atividades (digitadas) sobre “respeito”
· Exibição e comentários de alguns vídeos (you tube) sobre bullying
· Leitura e debate de texto sobre as formas de bullying
· Leitura e comentários sobre a literatura: Ingredientes para um mundo melhor – conversando sobre solidariedade e paz (Índigo – Escala Educacional)
· Exibição do vídeo (you tube): Onde está o amor? (Black Eyed/Justin Timberlake) e comentários
· Leitura e discussão da literatura “Nem todo mundo brinca assim” (Ivan Alcântara – Escala Educacional)
· Produção de livro individual e coletivo sobre o bullying. Texto e ilustração dos alunos.
· Exibição do DVD: Eu quero paz (Revista Nosso Amiguinho). Comentários e produção de texto verbal e não verbal.
Avaliação:
Avaliação contínua a partir da participação dos alunos nos debates, na execução das atividades propostas e na mudança de comportamento observada nos mesmos.
Divulgação:
Apresentação do livrão para toda a escola.
Referências Bibliográficas:
Cléo Fante. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Editora Verus, 2005, SP.
Guia prático para professores do Ensino Fundamental I. Set. 2011, ano 8, nº 89, p. 6-9
Vídeos do You tube:
A HISTÓRIA DE UMA FLOR
Charge de Maurício Ricardo para a campanha contra o Bullying http://www.youtube.com/watch?v=uH73lBo68OA&feature=related
A violência na escola. (Convívio escolar)
O que é Bullying? Tudo que você precisa saber sobre essa forma de violência!
Gabriel Chalita fala sobre o Bullying
Cartilha: Bullying 2010 – Justiça nas escolas. Blog Espaço Educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário